PPGEE - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

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UFABC








Disciplinas - 1º Quadrimestre de 2018




EEL-101: APLICAÇÕES DE CONVERSORES ESTÁTICOS DE POTÊNCIA
 
CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor(es): José Luis A. Puma e
Alfeu J. Sguarezi Filho
Horário:  Terça-Feira das 14:00 às 18:00hs
Local:  S - 305-1

Ementa:
Conversores estáticos de potência. Topologias convencionais e modernas de circuitos de potência de conversores.
Aplicações de conversores estáticos em sistemas elétricos de potência. Requisitos de qualidade da energia elétrica.
Técnicas de controle e modelagem.
Bibliografia:

[1]- Yazdani, A.; Iravani, R.: Voltage-Sourced Converters in Power Systems, Wiley, 2010.

[2]- Akagi, H.; Watanabe, E. H.; Aredes, M.: Instantaneous Power Theory and Applications to Power Conditioning, Wiley, 2007.
[3]- Erickson, R. W.: Fundamentals of Power Electronics, 2nd edition, Kluwer Academic Publishers, 2001.
[4]- Mohan, N.; Underland, T. M.; Robbins, W. P.: Power Electronics, Converters, Applications and Design, 3rd edition, Wiley, 2003.
[5]- Dewan, S. B.; Straughn, A.: Power Semiconductor Circuits, Wiley, 1974.
[6]- Kassakian, J. G.; Schlecht, M. F.; Verghese, G. C.: Plinciples of Power Electronics, Addison-Wesley, 1991.
[7]- Paice, D. A.: Power Electronics Converter Harmonics, Multipulse Methods for Clean Power, Wiley, 1999.
[8]- Kazmierkowski, M. P.; Krishnan, R.; Blaabjerg, F.: Control in Power Electronics, Selected Problems, Academic Press, 2002.
[9]- Keyhani, A.; Marwali, M. N.; Dai, M.: Integration of Green and Renewable Energy in Electric Power Systems, Wiley, 2009.



EEL-206: SISTEMAS INTELIGENTES AVANÇADOS

CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professores:  Francisco Javier Ropero Peláez
Horário:  Quarta-Feira das 14h às 18h
Local:  
S - 306-2

       
Ementa:

Definições características básicas. Abordagens de sistemas inteligentes. Tipos de sistemas híbridos. Mecanismos de combinação
entre sistemas inteligentes. Arquiteturas neuro-fuzzy. Arquiteturas fuzzy-genético.
Aplicações em problemas práticos.

Bibliografia:
[1]- Ross, T. J.: Fuzzy Logic with Engineering Applications, 2nd edition, Wiley, 2004.
[2]- Pedrycz, W.; Gomide, F.: An Introduction to Fuzzy Sets, Analysis and Design, Mit Press, 1998.
[3] Karry, F. O.; Silva, C.: Soft Computing and Intelligent Systems Design. Addison Wesley, 2004.
[3]- Duda, O. R.: Pattern Classification. 2nd ed., John Wiley & Sons, 2001.
[4]- Haykin, S.: Neural Networks: Comprehensive Foundation. 2nd edition, Prentice-Hall, 1999.
[5]- Jang, Jyh-Shing. R.; Sun, Chuen-Tsai; Mizutani, E.: Neuro-Fuzzy and Soft Computing, Prentice-Hall, Englewood Cliffs, 1997.
                         
        
EEL-105: PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE DISPOSITIVOS MICROELETRÔNICOS

CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professores:  Denise Criado
Horário:  Quarta-Feira das 13h às 17h
Local:  
S - 305-3

Ementa:

Teoria de Semicondutores. Tecnologia de fabricação de circuitos integrados - Bipolar e MOS (NMOS, CMOS e BICMOS).
Principais etapas de fabricação de circuitos integrados e de dispositivos de eletrônica de potência baseados em silício. Processos
de limpeza de substratos. Oxidação térmica. Deposição de filmes finos em fase gasosa. Processos litográficos. Dopagens por
difusão térmica e por implantação iônica. Processos de corrosão úmida e seca
aplicados no desenvolvimento de microeletromecanismos (MEMS).

Bibliografia:
[1]- Madou, M. J.:Fundamentals of microfabrication, CRC press - Florida, 2002.
[2]- Gardner, J. W.; VARADAN, V. K.; AWADELKARIM, O. O.: Microsensors MEMS and smart devices. John Wiley & Sons - New York, 2001.
[3]- Sze, S. M.; Semiconductor sensors, John Wiley & Sons - New York, 1994.
[4]- Ristic, L.; Sensor technology and devices, Artech House - Boston, 1994.
[5]- Plummer, J. D.; Deal, M. D.; Griffin, P. B.: Silicon VLSI Technology ? Fundamentals, Practice and Modeling, Prentice Hall, 2000.
[6]- Chang, C.Y.; Sze, S. M.: ULSI Technology, McGrawHill ,1996.
[5]- Sessler, G. M.: Electrets, 2nd edition, Springer-Verlag, New York, 1987.
[6]- O?Dwyer, J. J.: The Theory of Electrical Conduction and Breakdown in Solids, Clarendon, Oxford, 1973.
[7]- Kuffel, E.; Zaengl, W. S.: High Voltage Engineering, Pergamon Press, Oxford,1984.

EEL-304E: TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA
SUBTÍTULO: INSTRUMENTAÇÃO E DISPOSITIVOS OPTOELETRÔNICOS


CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor: Marcos Roberto da Rocha Gesualdi
Horário: Terça-feira - 14:00 às 18:00hs
Local: 
S - 309-2

Ementa:

Fundamentos de Óptica e Fotônica: Óptica de Raios; Ondas Ópticas; Feixes Ópticos; Ondas Eletromagnéticas; Interação luz-matéria. Lasers: Amplificador Óptico Coerente; Propriedades do Amplificador Laser; Teoria da Oscilação Laser; Características da Saída Laser; Lasers Pulsados. Dispositivos, Detectores e Sensores ópticos: Semicondutores e Materiais; LEDs (Light-Emitting Diode); Amplificador Laser de Semicondutor (Diodo); Fotodiodo, junção pn e princípios; Tipos de Fotodetectores; Redes (matriz) de Fotodetectores: CCDs e CMOS; Moduladores Espaciais de Luz: SLMs. Metrologia Óptica: Técnicas Moiré; Técnicas interferométricas e Analise de franjas; Técnicas speckle; Técnicas holográficas; Velocimetria laser (LDV e PIV). Óptica de Fourier e Tópicos Avançados.

Bibliografia:
1. S. O. Kasap, Optoelectronics and Photonics, Prentice Hall (2001).
2. F. Yu, Introduction to Optical Engineering, Cambridge (2002).
3. E. Hetch, Óptica, Fundação C. Gulbenkian (2004).
4. B. E. A. Saleh and M. C. Teich, Fundamentals of Photonics, Wiley (2006).
5. T. Poon and T. Kim, Engineering Optics With Matlab, World Sci, 2006.
6. K. J. Gasvik. Optical metrology. 3rd ed.. West Sussex, Eng.: J. Wiley &, 2002. 
7. J. W. Goodman, Introduction to Fourier Optics. 3rd ed. Englewood (Colorado): Roberts & Company, 2004.



EEL-304-P: TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA: SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor: Antônio Padilha Feltrin e  Joel David Melo Trujillo
Horário:  Quarta-Feira das 14:00 às 18:00hs
Local:  
(T) : S - 304-2  (Lab) : L 504-1

Ementa:

I. Características das cargas - Fatores típicos utilizados em redes de distribuição. - Curvas de cargas típicas. 
Modelos de carga: potência, corrente e impedância constante - Previsão e gerenciamento de cargas - Novas cargas e impactos nas redes.
II. Cálculos elétricos de alimentadores em regime permanente - Queda de tensão. - Perdas elétricas - Métodos de cálculo de quedas de tensão, 
perdas elétricas e fluxo de potência.
III. Análise de fluxo de potência considerando redes equilibradas - Métodos utilizados em redes de distribuição - Aplicações considerando
assimetrias na rede e desequilíbrio de cargas.
IV. Aplicações de capacitores e reguladores de tensão - Controle de tensão e reativos. - Compensação da queda de tensão. - Redução de perdas elétricas
V. Desempenho das redes com a presença de Geradores Distribuídos. - Conceituação e legislação de geração distribuída. - Principais fontes 
primárias de energia. - Impactos nas redes de distribuição de média e baixa tensão.

VI. Microrredes. - Microrredes e redes inteligentes. Conceitos, perspectivas e redes protótipos.

Bibliografia: 

[1] Gonen, Turan “Electric Power Distribution Engineering”, CRC Press, 3th Edition, 2014.
[2] Kersting, Willian “Distribution System Modeling and Analysis”, CRC Press, 3th Edition, 2012.

[3] Artigos de revistas técnicas.


EEL-304Q: TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA ELÉTRICA: SISTEMAS DINÂMICOS NA
COMPUTAÇÃO NEUROMÓRFICA: FUNDAMENTOS DA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
BASEADA NO CÉREBRO HUMANO




CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor: Luiz Alberto Luz de Almeida

Horário:  Quinta-Feira das 14:00 às 18:00hs
Local:
 (T) : S - 303-3 (Lab) : L 408-2

Ementa:

Estudo dos fundamentos da teoria de sistemas dinâmicos não-lineares, incluindo bifurcação e caos, e sua aplicação na modelagem e simulação dos fenômenos e dispositivos da engenharia de computação baseada no cérebro humano. Emulação de processadores matemáticos convencionais, utilizados na engenharia e automação, através do seu equivalente em computação neuromórfica.

Bibliografia:

[1] Steven H. Strogatz, Nonlinear Dynamics and Chaos: With Applications to Physics, Biology, Chemistry, and Engineering, 2016.
[2] Stephen Smale, Morris W. Hirsch and Robert L. Devaney, Differential Equations, Dynamical Systems, and an Introduction to Chaos, Second Edition (Pure and Applied Mathematics) 2nd Edition, 2004.
[3] L. F. Shampine, I. Gladwell and S. Thompson, Solving ODEs with MATLAB 1st Edition, 2003.
[4] Mahyar Shahsavari, Unconventional Computation From Digital to Brain-like Neuromorphic: Memristive Computing, 2017
[5] Artigos em: https://www.researchgate.net/project/Developing-a-Spiking-Neural-Network-VO2-Brain



ATENÇÃO: NAS DISCIPLINAS RELACIONADAS ABAIXO SOMENTE
SERÃO
ACEITAS INSCRIÇÕES DE ALUNOS REGULARES


EEL-303:  SEMINÁRIO DE PROJETO DE PESQUISA
(OBRIGATÓRIA aos Alunos Regulares)


CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor:  Thales Sousa
Horário:  Segunda-Feira das 14:00 às 18:00hs
Local:  
S - 306-3
 Ementa:
Acompanhamento individual dos projetos de dissertação com objetivo de formular os elementos definidores da problemática abordada,
do objeto de investigação, do estado da questão, das categorias centrais de análise e dos procedimentos de pesquisa
de forma a orientar a preparação do Exame de Qualificação. A conclusão dessa disciplina é feita com a avaliação
de um documento nos moldes do texto de qualificação por docentes do curso.
                              Bibliografia:                                          
[1]- Barros, A. J.; Lehfeld, N. A.; Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas, Editora: Vozes, 2004.
[2]- Salomon, D. V.: Como Fazer uma Monografia, Editora: Martins Fontes, 2004.
[3]- Murray, R.: How to Write a Thesis, Open University Press; 2 edition, 2006.
[4]- Therrien, J., & Nóbrega-Therrien, S. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v.15, n.30, jul.-dez. 2004.
[5]-Beer, D.; McMurrey, D.: A Guide to Writing as an Engineer, 2nd edition, Wiley, 2005.
[6]- Severino, A. J.: Metodologia do Trabalho Científico, 22a edição, Cortez Editora, 2003.
[7]- Medeiroa, J. B.: Redação Científica, 5a edição, Atlas, 2003.



EEL-307: PROJETO DE DISSERTAÇÃO
(OBRIGATÓRIA aos Alunos Regulares)
 

CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor: Carlos Eduardo Capovilla
Horário: Sexta-Feira 14:00 as 18:00hs
Local:  
S - 304-2

Ementa:
Acompanhamento individual dos projetos de dissertação com objetivo de formular os elementos definidores da problemática abordada, do objeto de investigação, do estado da questão, das categorias centrais de análise e dos procedimentos de pesquisa de forma a orientar a preparação do Exame de Qualificação. A conclusão dessa disciplina é feita com a avaliação de um documento nos moldes do texto de qualificação por docentes do curso.
Bibliografia:
[1]- Barros, A. J.; Lehfeld, N. A.; Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas, Editora: Vozes, 2004.
[2]- Salomon, D. V.: Como Fazer uma Monografia, Editora: Martins Fontes, 2004.
[3]- Murray, R.: How to Write a Thesis, Open University Press; 2 edition, 2006.
[4]- Therrien, J., & Nóbrega-Therrien, S. Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional, v.15, n.30, jul.-dez. 2004.
[5]-Beer, D.; McMurrey, D.: A Guide to Writing as an Engineer, 2nd edition, Wiley, 2005.
[6]- Severino, A. J.: Metodologia do Trabalho Científico, 22a edição, Cortez Editora, 2003.
[7]- Medeiroa, J. B.: Redação Científica, 5a edição, Atlas, 2003.

EEL-301: ESTUDO DIRIGIDO


CRÉDITOS (12): 4-0-8
Professor: Orientador do Aluno
Horário: (definido pelo orientador do aluno)
Local: Verificar com o orientador


Ementa:
Estudo individual, sob orientação do orientador do aluno, de tópicos específicos para auxiliar na realização do trabalho de pesquisa.
O conteúdo preciso do estudo deve ser definido a partir de uma proposta de trabalho que vise amadurecer o aluno, envolvendo técnicas, ferramentas e teorias que serão utilizados durante o desenvolvimento da pesquisa.
Para avaliação, o aluno deverá apresentar um trabalho escrito, em formato similar ao que será utilizado na dissertação, o qual será analisado pelo orientador que atribuirá um conceito.
Obs. No final do quadrimestre o orientador do aluno deverá encaminhar uma cópia em pdf do trabalho ao responsável pela disciplina informado o conceito atribuído.
 
Bibliografia:
[ ]- Variável, de acordo com o tema do estudo.

EEL-305: ESTÁGIO DOCÊNCIA I (OBRIGATÓRIA PARA BOLSISTA CAPES) 

CRÉDITOS (2): 4-0-8
Professor: Orientador do Aluno
Horário: (definido pelo orientador do aluno)
Local: Verificar com o orientador


Ementa:
Nessa disciplina o aluno de Pós-graduação irá acompanhar de forma integral uma disciplina da graduação, ou seja, auxiliar no planejamento da disciplina da graduação e na elaboração das aulas teóricas e/ou práticas, assistir as aulas de graduação e participar ativamente das aulas práticas, ministrar 1 (uma) aula teórica supervisionada escolhida pelo docente responsável pela disciplina e auxiliar na elaboração de roteiros, listas de exercícios, e outras atividades relacionadas com a disciplina de graduação.
Bibliografia:
[ ]-Variável, de acordo com o disciplina da graduação.