PGEE - PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

HOME

LABORATÓRIO

DOCENTES

ESTUDANTES

PESQUISA

DISCIPLINAS

CONTATOS

COORDENAÇÃO

MATRÍCULAS

UFABC







Área de Concentração: Sistemas de Energia Elétrica


Linhas de Pesquisa Desenvolvidas na PGEE


Sistemas Elétricos e Eletrônicos

A linha de pesquisa Sistemas Elétricos e Eletrônicos tem por finalidade pesquisa de fronteira, projeto, desenvolvimento e caracterização de equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos e conta com três segmentos:

1- Sistemas de Comunicação, Microeletrônica, Micro-ondas e Sensores: Desenvolvimento de Sistemas, Ferramentas e Dispositivos na área de Comunicações, Links de Rádio Frequência e Antenas, Otimização de Sistemas de Telecomunicações e Comunicação em Linhas de Potência (Power Line Communication – PLC). Projetos de Circuitos Integrados Analógicos, Digitais e de RF, Fabricação de Dispositivos Microeletrônicos, Sistemas Nanoestruturados e  Implementação de Dispositivos de Micro-ondas. Desenvolvimento e Aplicação de Sensores Específicos e Não-Específicos.  Eletrônica Aplicada às Redes de Energia Elétrica Inteligente (Smart-Grids).

2- Eletrônica de Potência: Aplicação de conversores estáticos de potência nas áreas de condicionamento de energia elétrica, qualidade da energia elétrica, interação entre as potências da carga e da rede, controle do fluxo de potência harmônica, sistemas de transmissão em corrente contínua (HVDC), integração, interconexão e controle de fontes de energia renovável, automação de subestações, redes de energia elétrica inteligente (Smart-Grids), acionamento e controle de máquinas elétricas, sistemas de alimentação ininterrupta de energia (Uninterruptible Power Supply - UPS), controle de sistemas flexíveis de transmissão CA (Flexible AC Transmission Systems - FACTS) e desenvolvimento de códigos nativos para sistemas de controle com DSP.

3- Máquinas, Medidas Elétricas e Materiais Dielétricos: Máquinas elétricas especiais. Atuadores e sensores eletromecânicos. Aplicação de materiais magnéticos. Técnicas de medidas elétricas em materiais isolantes. Materiais elétricos e dielétricos. Equipamentos utilizados no setor eletroeletrônico de baixa, média e alta tensão.

Modelagem e Simulação Computacionais

A linha Modelagem e Simulação Computacionais contempla a aplicação de otimização clássica e de metaheuristicas 
na busca de soluções para os problemas do setor elétrico, sendo divididas em quatro segmentos:

1- Mercado de Energia Elétrica: Neste seguimento tem-se o desenvolvimento de novas estratégias e metodologias de comercialização e tarifação da energia elétrica (tarifas inteligentes) para a geração e carga e também o desenvolvimento de ferramentas voltadas para tarifação das redes de transmissão e distribuição de energia elétrica.

2- Otimização: Este segmento aborda o desenvolvimento de ferramentas computacionais aplicadas a SEP que considere a características do sistema a fim de se obter o uso otimizado dos ativos para postergar investimentos no sistema elétrico e também a busca ótima para o planejamento e operação da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

3- Proteção e Confiabilidade: Estudo e desenvolvimento de algoritmos voltados para a proteção e confiabilidade de SEP e para os impactos do uso de geração renovável, solar ou eólica, e em pequena escala nos índices de confiabilidade do sistema elétrico.

4- Desenvolvimento e utilização de Sistemas inteligentes (SI) Aplicados em Sistemas de Potência: Aplicação de SI em conversores. Utilização de SI para gerenciamento de fontes renováveis de energia elétrica e cargas em SEP. Aplicação de SI na detecção e identificação de problemas de qualidade da energia elétrica, tanto em ambientes industriais quanto em SEP.